Canoinhas - SC Alterar Cidade

Superintendência: Professor Edson Aires da Silva

 

Diretor Geral e Procurador Institucional: Professor Daniel Alberto Machado Gonzales

 

Coordenador Acadêmico: Professor Mateus Cassol Tagliani

 

Coordenação de Planejamento e Administração: Professor Hilton Tomal

 

Coordenação de Pós-graduação, Iniciação à Pesquisa e Extensão: Professor João Vitor Passuello Smaniotto

A UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR VALE DO IGUAÇU S.A., iniciou suas atividades no Centro Universitário Vale do Iguaçu de União da Vitória no Estado do Paraná.

 

Em 2018, a mantenedora da Faculdade Vale do Iguaçu Canoinhas iniciou o estudo de expansão da oferta da educação superior na região de abrangência do Centro Universitário Vale do Iguaçu em União da Vitória – PR, e foram realizados estudos quantitativos e qualitativos em busca da inserção regional onde a instituição pudesse continuar o desenvolvimento já promovido e evidenciado pela outra mantenedora na sua outra instituição. A partir dos estudos realizados pela equipe designada pela mantenedora, foram realizadas reuniões trazendo os resultados e o papel da instituição na promoção do desenvolvimento onde ela seria inserida. Dentre as cidades com maior potencial de contribuição para a sociedade, a que mais se destacou foi a cidade de Canoinhas em Santa Catarina, onde grande parte dos acadêmicos que estudavam em União da Vitória seriam da região de Canoinhas e que precisavam se deslocar diariamente mais de 150 km entre idas e vindas, e por esse motivo, muitos cidadãos canoinhenses e das cidades que a circundam acabavam por não ter opções de buscar a formação no Ensino Superior. Outros estudos realizados junto à Comissão Própria de Avaliação e equipe designada pela mantenedora, seria dos cursos que seriam ofertados junto ao Credenciamento Institucional Presencial para atender às expectativas e necessidades da sociedade, pensando no desenvolvimento sustentável com a promoção do desenvolvimento econômico, ambiental e principalmente o social.

 

Apresentados os resultados dos estudos, a equipe designada pela mantenedora iniciou o trabalho de viabilidade como, local, financeiro e a proposta pedagógica, sendo que no primeiro momento foram realizadas reuniões com representantes da sociedade de Canoinhas como a administração municipal na representatividade do poder executivo e legislativo, sendo que na oportunidade surgiu um estudo de viabilidade de parceria público-privado para a oferta de espaço físico para a instalação da Faculdade Vale do Iguaçu Canoinhas.

 

Em 2019 todo o planejamento do projeto pedagógico, pensando no perfil loco regional e no nacional, frente às necessidades previamente levantadas, foram definidos os cursos que seriam ofertados junto ao Credenciamento Institucional, sendo esses: Administração, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil e Psicologia no primeiro momento, mas que haveria outros cursos que estariam sendo planejados de acordo com a vigência do PDI e com as revisões periódicas de seu próprio cumprimento.

 

Ao final de 2019, foram visitados vários espaços físicos que teriam a possibilidade de abrigar a instituição já em 2020, porém pensando no compromisso com a sociedade e deixar um legado para a população, foi apresentado um projeto de reestruturação de espaço físico de um prédio abandonado onde funcionava uma antiga escola municipal e que a edificação estaria comprometida e em estudo de demolição. Visitando as instalações dessa edificação com equipe técnica de engenharia e arquitetura, foi constatado que o espaço físico precisaria de uma ampla reforma e um grande investimento para que esse espaço fosse adequado para a oferta de aulas, tendo que levar essa situação à mantenedora e que após a discussão, foi confirmado o interesse em investir e contribuir ainda mais para a sociedade.

 

O espaço escolhido foi a Escola Municipal Dr. Aroldo de Carvalho, situado onde hoje estão as instalações da Faculdade Vale do Iguaçu Canoinhas, e após essa escolha, foi elaborado por iniciativa do poder executivo do município um projeto de lei de Permissão de Uso que seria analisado pelo poder legislativo, onde após a apresentação do projeto de reforma da edificação e mostrado o impacto na sociedade pela oferta da educação superior, foi defendida em sessão pública no início do ano de 2020 e aprovada a Lei Municipal nº 6.493, de  dezoito de março de 2020, tendo assim o início do sonho da oferta no município de Canoinhas.

 

Com a vinda da pandemia do novo Coronavírus no início do ano, reforçou ainda mais o compromisso de uma instituição de ensino no desenvolvimento da ciência em prol das demandas da sociedade, e deixando claro que os cursos que estão vinculados ao credenciamento, são demandas muito emergentes ao mundo do trabalho, do desenvolvimento sustentável, da promoção da saúde e dos direitos, da busca pela dignidade através do desenvolvimento econômico, assim como a atenção à população que mais necessita de atendimento, com os cursos de Administração, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil e Psicologia.

Há vinte anos, surgia a marca de uma instituição que cresceu juntamente com a cidade de União da Vitória e região, trazendo, em sua essência os traços da região que abrigou a sua sede, avizinhada ao majestoso Rio Iguaçu e permeada de montanhas, assim forjou-se uma marca!

 

A representação das montanhas sobrepostas ao rio em formato de ferradura, abraçam suavemente a estrela que marca a posição exata da nossa Uniguaçu, eis constituição de nossa marca.

 

Hoje, a Faculdade Vale do Iguaçu Canoinhas usa a mesma marca da sua Coligada, mantida também pela Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu S.A., o Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu), os contornos das montanhas ganharam robustez de um azul harmônico tracejado sutilmente, refletindo-se na tonalidade do rio que junto à montanha amparam a Instituição, representada pela estrela ainda mais brilhante, reforjou-se a marca Uniguaçu que é também tão presente na cidade de Canoinhas e região!

MISSÃO

Ser referência de ensino no Planalto Norte Catarinense e Sul do Paraná, assumindo o compromisso de promover o desenvolvimento educacional e social da região por meio de um ensino de qualidade em diferentes áreas do conhecimento, integrando a iniciação à pesquisa à extensão, valorizando, sobretudo, o compromisso social.

 

VISÃO

Consolidar-se como centro de referência e excelência de ensino, iniciação à pesquisa e extensão, participando ativamente, do processo de desenvolvimento regional, se firmando como uma Instituição de Ensino Superior e expandindo suas áreas de oferta da educação superior com cursos que vão ao encontro das necessidades da sociedade de Canoinhas e região.

 

VALORES
Autonomia, cidadania, comprometimento social, ética e respeito à diversidade.